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segunda-feira, 21 de agosto de 2017

As Livrarias mais bonitas do mundo - Livraria Ateneo Grand Splendid

I.  Buenos Aires e suas Livrarias


A existência de uma livraria bonita e bem frequentada  reflete o zelo e o apreço do povo pela leitura e pelos livros. Em uma era em que tudo está sendo digitalizado para pesquisas por demanda e que vivemos uma espécie de cultura do descartável, a sobrevivência de grandes livrarias está se tornando cada vez mais rara e digna de destaque. 

Buenos Aires foi escolhida pela Unesco como a capital mundial do livro em 2011. Esse título é dado a uma cidade em reconhecimento à qualidade dos programas de promoção do livro e da leitura, e dedicado a toda a indústria do livro.


Segundo o evento/relatório World Cities Culture Forum 2014, Buenos Aires é a cidade do mundo com mais livrarias: tem um total de 734, aproximadamente 25,4 por cada 100.000 habitantes (dados de 2013). O valor é muito superior a cidades como Paris, Londres, Nova Yorque. Nesse número não estão incluídas as Bibliotecas Públicas que tem outro perfil.


Em Buenos Aires temos várias editoras e livrarias famosas como Livraria d'Avila, La Ciudad, Clasica y Moderna, Alberto Casares e El Ateneo.



foto da Fachada da livraria Ateneo
Fachada da El Ateneo,foto de Philip Choi Wikimedia
Um livraria magnífica em Buenos Aires é a "Ateneo Grand Splendid". Ela fica na Avenida Santa Fé, 1860, Barrio Norte. Em 2008 ela foi considerada pelo jornal inglês "The Guardian" como a segunda livraria mais bonita do mundo. 



A Ateneo tem 40 lojas em Buenos Aires e outras localidades.  Outra bem bacana fica na Calle Florida, 340.

II. - A livraria "Ateneo Grand Splendid" 


O edifício foi projetado pelos arquitetos Peró e Torres Armengol para o empresario Max Glücksmann (1875-1946) e aberto como um teatro chamado Gran Splendid, em maio de 1919. O antigo teatro ornamentado foi arrendado pelo Grupo Ilhsa em fevereiro de 2000. A Ilhsa, através da Tematika, possui as livrarias El Ateneo e Yenny (totalizando mais de 40 lojas), bem como o El Ateneo editora.

O edifício em estilo eclético apresenta afrescos no teto, pintado pelo artista italiano Nazareno Orlandi e cariátides esculpidas por Troiano Troiani, cujo trabalho também pode ser visto no "Palacio de la Legislatura de la Ciudad de Buenos Aires".

O teatro tinha uma capacidade de cerca de 1.050 espectadores e teve várias apresentações, incluindo espetáculos de tango feitos por artistas como Carlos Gardel, Francisco Canaro, Roberto Firpo e Ignacio Corsini. Glücksmann começou a sua própria estação de rádio em 1924 (Rádio Splendid) no edifício, onde a sua empresa de gravação, a Nacional Odeón, fez algumas das primeiras gravações dos grandes cantores de tango. No final da década de 1920, o teatro foi convertido em um cinema e em 1929 mostrou os primeiros filmes sonoros apresentados na Argentina.


O edifício foi posteriormente renovado e convertido em uma loja de livros e músicas, sob a direção do arquiteto Fernando Manzone;  o cinema foi removido e em seu lugar prateleiras de livros foram instaladas. Depois de obras de remodelação e com 2.000 m², a El Ateneo Grand Splendid tornou-se a principal loja do grupo e, em 2007, vendeu mais de 700.000 livros; mais de um milhão de pessoas visitam o local anualmente. (Wikipedia)

O edifício atual


foto do salão central visto do pavimento superior
Salão Central


Os livros estão classificados por assuntos  localizando-se os de história, geografia, política, filosofia e artes no salão central. No primeiro piso temos livros técnicos das áreas de engenharia, saúde, etc. No segundo piso temos cd´s, dvd´s,  de música clássica, óperas, ...,.


 foto do salão central com visão do primeiro e segundo piso
Visão do primeiro e segundo piso

Cadeiras estão disponíveis em algumas partes do edifício, incluindo os camarotes do teatro que ainda estão como originais. Neles os clientes podem apreciar os livros antes de comprar. Observam-se pessoas sentadas no chão aguardando sua vez para ocupar um lugar no camarote.


foto da região onde era camarote
camarote

A livraria conta com um espaço inferior onde estão livros infantis. Para esse piso o acesso é feito por escada rolante.


foto com vista geral com a escada de acesso ao piso inferior de livros infantis
vista geral com a escada de acesso ao piso inferior de livros infantis


livros infantis


 foto das prateleiras de livros infantis


café

Também há um café na parte de trás do que foi uma vez o palco. O teto, os entalhes, as cortinas de carmesim do auditório, a iluminação e muitos detalhes arquitetônicos permanecem. Apesar das mudanças, o edifício ainda mantém a sensação de que foi um teatro um dia. 

 foto do Café da livraria situado no palco do antigo Teatro
Café da livraria situado no palco do antigo Teatro

III. - Informação - O Brasil nos livros (O globo - 2014)


O Brasil possui 3.095 livrarias, o que representa, em média, uma para cada 64.954 habitantes, de acordo com a Associação Nacional de Livrarias (ANL). Do total , 55% estão na região Sudeste, 19% no Sul, 16% no Nordeste, 6% no Centro-Oeste (incluindo o Distrito Federal) e 4% no Norte, conforme pesquisa da instituição sobre a localização desses espaços comerciais no país.

Entre as dez cidades com mais livrarias por habitantes estão duas capitais: Belo Horizonte, em primeiro lugar, com uma loja para cada 13.848 habitantes; e Porto Alegre, em quarto lugar, com uma para cada 14.913.

O Rio tem 252 livrarias, o que significa uma a cada 24.865 moradores. São Paulo tem 335, representando uma loja a cada 35.664 pessoas. A Camaçari (BA) coube o pior índice: uma a cada 255.238 habitantes. Foram analisados municípios com população acima de 50 mil habitantes.

Uma boa média considerada pela UNESCO seria uma livraria por 10.000 habitantes. A cidade do Rio de Janeiro tinha em 2011, 296 livrarias em um total de 4,7 por 100.000 habitantes. Em comparação,  Buenos Aires  tinha em 2013, 25,4 livrarias por 100.000 habitantes. 

Venda pela Internet


Grandes varejistas, Saraiva e Livraria Cultura informam que 30% e 23% de seus faturamentos, respectivamente, vêm de vendas pelos sites. A Livraria da Travessa vende pela internet o mesmo que numa de sua lojas físicas. E 70% de seus clientes virtuais vivem fora do eixo Rio-São Paulo.


— A internet é hoje a maior loja da companhia e a tendência é de crescimento, especialmente no Norte e no Nordeste, onde há mais espaço para conquistar novos consumidores — afirma o diretor de negócios digitais da Livraria Cultura, Jonas Ferreira, sem desconsiderar a importância da experiência cultural proporcionada pelas lojas físicas.

stest 


IV. - Referências


Wikipedia - el ateneo grand splendid

Forum  Cultural em cidades do Mundo: https://www.worldcitiescultureforum.com/

O globo - dados do Brasil