quinta-feira, 25 de agosto de 2016

As "Anunciações" de Fra Angelico

1. - Fra Angelico


Giovanni da Fiesole, cujo nome de batismo foi  Guido di Pietro Trosini, nasceu em Vicchio di Mugello, 1395 e faleceu em Roma, 18 de Fevereiro de 1455. Ele tornou-se  mais conhecido como Fra Angelico devido as suas funções religiosas. Ele foi um pintor italiano, beatificado pela Igreja Católica, considerado o artista mais importante da península na época do Gótico Tardio ao início do Renascimento.

O papa João Paulo II, em 1982, indicou sua festa litúrgica para o dia de sua morte e dois anos depois, o mesmo pontífice declarou-o "Padroeiro Universal dos Artistas"

Ele também é chamado Beato Angelico, fra Giovanni ou fra Giovanni da Fiesole (fra é italiano para frei) por ter ingressado primeiro na Congregação de São Nicolau, em 1417, e passados três anos no convento dominicano de Fiesole.



Ao ingressar no convento já tinha recebido treinamento artístico. Em 1436 ele e a comunidade se deslocaram para o convento de São Marcos, em Florença, onde começou a pintar sobre as paredes. 

Esteve em Roma primeiramente nos anos de  1447 e 1448, e de novo em 1452, trabalhando na corte do papa decorando as paredes da capela do Papa Nicolau V, no Vaticano e aceitando encomendas em Orvieto. 

Prior do Convento de Fiesole entre 1448 e 1450, continuou a trabalhar em Roma e Florença.

Obs: Algumas obras citam como data de nascimento de Fra Angelico 1384, 1387 e outras 1395. Estamos adotando a data da wikipedia italiana, 1395,  como sendo a data real.


A arte de Fra Angelico (Graça Proença - A História da Arte)


"Embora Fra Angelico siga os princípios renascentistas da perspectiva e da correspondência entre luz e sombra, sua pintura está impregnada de sentido místico. O ser humano representado em sua obra não parece manifestar angústia ou inquietação diante do mundo, mas serenidade, pois se reconhece como submisso à vontade de Deus."



2. - A Anunciação, Fra Angelico, 1435 - Quadro Museu do Prado, Madrid


Fra Angélico pintou várias versões da Anunciação. Neste quadro, possivelmente o terceiro deles, ele mostra o verdadeiro significado desse evento para os cristãos crentes.

No quadro, à esquerda da arcada, um anjo dirige Adão e Eva para fora do Paraíso, enquanto o Anjo da Anunciação trasmite sua poderosa mensagem para a Virgem Maria.

Fra Angélico,  que era um frade dominicano, pintou esse quadro como um retábulo para a igreja da Abadia de Fiesole, próximo a Florença.


Anunciação de Fra Angelico





Detalhes da pintura

Adão e Eva


O advento do Cristo que o anjo vem anunciar, significa salvação do pecado cometido por  Adão e Eva quando eles comeram do fruto proibido.



Fra Angelico combinou as duas cenas com sentido didático. A antiga aliança entre Deus e a humanidade foi quebrada mas agora será renovada pela vinda de Jesus Cristo.






Maria

Maria na postura de oração e com o livro sagrado no seu joelho, mostra ser um modelo de humildade reforçada pela sala simples em que se encontra. O Evangelho de Lucas nos diz que ela está expressando sua disponibilidade para servir: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a sua vontade".


Arcada e Jardim



A arcada na qual Maria está sentada reflete o estilo de arquitetura Florentino
Arcada 
Muitas flores são associadas com Maria e portanto elas aparecem em abundancia em cenas como a Anunciação.
Jardim




Símbolos divinos

Deus Pai
As  Mãos e a fonte de luz
Espírito Santo

Deus todo poderoso e fonte de toda luz envia o Espírito Santo na forma de uma pomba. No mesmo momento em que o Cristo é anunciado e aceito por Maria ela fica milagrosamente grávida. As imagens estão representadas na pintura.

3. - Outras versões e obras de Fra Angelico


"Tecnicamente Fra Angelico pode ser considerado um pintor da primeira Renascença; do ponto de vista espiritual, contudo, é um filho da Idade Média. Esse artista, que o povo denominou Beato antes que a igreja ratificasse o título, buscou em suas obras prolongar o ideal religioso dos séculos anteriores, já abalado pelo aparecimento dos primeiros humanistas.



Entre suas obras principais estão o "Retábulo da Madona", em Perugia; a "Coroação da Virgem cercada por anjos músicos" (Louvre, Paris); o "Cristo cercado de anjos, patriarcas, santos e mártires" (National Gallery, Londres); a "Anunciação" (Prado, Madri); e o "Juízo final" (Galeria Nacional, Roma).



Quem quiser penetrar no âmago da pintura de fra Angelico deve visitar o convento de São Marcos em Florença, hoje museu; ali verá, além das cenas religiosas executadas num período de 17 anos nas diversas celas e a "Grande Anunciação", outras vinte obras do artista, ilustrações de trechos do Evangelho e de episódios da Legenda áurea. "

Comentários do site http://www.pitoresco.com/italiana/fra_angelico.htm em itálico e sublinhado, com adaptação do blog. 



Além dos quadros  citados, as "Anunciações" de Cortona e Valdano  ajudam a conhecer a obra desse fantástico pintor religioso.


3.1 - As anunciações de  Cortona e Valdano


Cortona (~1430)

A  Anunciação de Cortona é uma pintura de Fra Angelico ( têmpera sobre tela , 175x180 cm), preservado no Museu Diocesano de Cortona e datado de 1430 ou assim. O trabalho é, provavelmente, o primeiro de uma série de três grandes quadros de ' Anunciação pintados por Angelico na década de trinta do século XV; os outros dois são a " Anunciação do Prado e a  Anunciação de San Giovanni Valdarno .

Valdano (~1432):

A  Anunciação de San Giovanni Valdarno é uma obra de Fra Angelico ( têmpera sobre tela , 195x158 cm) preservada no Museu da Basílica de Santa Maria delle Grazie , em San Giovanni Valdarno a ser datada do início dos anos trinta do século XV, talvez em 1432 . O trabalho é, provavelmente, o segundo de uma série de três grandes placas de ' Anunciação pintada por Angelico na década de trinta do século XV; os outros dois são a " Anunciação do Cortona e da" Anunciação do Museu do Prado .





Anunciação de Cortona
Anunciação de Valdano


3.2 - A Anunciação no Convento de São Marcos (1437 - 1446)


Esse quadro da Anunciação (em italiano, Annunciazione), foi criado utilizando a técnica afresco e pintada entre 1437 e 1446 para o Convento de São Marcos, em Florença, atualmente convertido em Museu Nacional de São Marcos.



No convento florentino de São Marcos, Fra Angelico realizou suas melhores pinturas em afresco, no período entre 1438 e 1445.

Anunciação, Fra Angelico, Convento de São Marcos


4. - O Hino do Magnificat - Sua versão em italiano


Magnificat

L'anima mia magnifica il Signore *
e il mio spirito esulta in Dio, mio salvatore,
perché ha guardato l'umiltà della sua serva. *
D'ora in poi tutte le generazioni mi chiameranno beata.
Grandi cose ha fatto in me l'Onnipotente *
e Santo é il suo nome:
di generazione in generazione la sua misericordia *
si stende su quelli che lo temono.
Ha spiegato la potenza del suo braccio, *
ha disperso i superbi nei pensieri del loro cuore;
ha rovesciato i potenti dai troni, *
ha innalzato gli umili;
ha ricolmato di beni gli affamati, *
ha rimandato i ricchi a mani vuote.
Ha soccorso Israele, suo servo, *
ricordandosi della sua misericordia,
come aveva promesso ai nostri padri, *
ad Abramo e alla sua discendenza, per sempre.
Gloria al Padre e al Figlio *
e allo Spirito Santo.
Come era nel principio, e ora e sempre *
nei secoli dei secoli.

Amen


5. - Referências


Wikipedia: Fra Angelico e quadros da Anunciação

Texto sobre detalhes da Pintura: How to read a painting - Patrick de Hinck - Editora Thames e Hudson

Fra Angelico: http://www.pitoresco.com/italiana/fra_angelico.htm

A História da Arte: Graça Proença, editora Atica

Nenhum comentário:

Postar um comentário