quinta-feira, 25 de agosto de 2016

As "Anunciações" de Fra Angelico

1. - Fra Angelico






Giovanni da Fiesole, nascido Guido di Pietro Trosini, mais conhecido como Fra Angelico, (Vicchio di Mugello, 1395 — Roma, 18 de Fevereiro de 1455) foi um pintor italiano, beatificado pela Igreja Católica, considerado o artista mais importante da península na época do Gótico Tardio ao início do Renascimento.



O papa João Paulo II, em 1982, indicou sua festa litúrgica para o dia de sua morte e dois anos depois, o mesmo pontífice declarou-o "Padroeiro Universal dos Artistas"



Ele também é chamado Beato Angelico, fra Giovanni ou fra Giovanni da Fiesole (fra é italiano para frei) por ter ingressado primeiro na Congregação de São Nicolau, em 1417, e passados três anos no convento dominicano de Fiesole.



Ao ingressar no convento já tinha recebido treinamento artístico. Em 1436 ele e a comunidade se deslocaram para o convento de São Marcos, em Florença, onde começou a pintar as paredes. 

Em 1447 e 1448 esteve em Roma, e de novo em 1452, trabalhando na corte do papa, decorando as paredes da capela do Papa Nicolau V, no Vaticano e aceitando encomendas em Orvieto. 

Prior do Convento de Fiesole entre 1448 e 1450, continuou a trabalhar em Roma e Florença.

Obs: Algumas obras citam como data de nascimento de Fra Angelico 1384, 1387 e outras 1395. Estou adotando a da wikipedia italiana como sendo a de 1395.


A arte de Fra Angelico (Graça Proença - A História da Arte)


"Embora Fra Angelico siga os princípios renascentistas da perspectiva e da correspondencia entre luz e sombra, sua pintura está impregnada de sentido místico. O ser humano representado em sua obra não parece manifestar angústia ou inquietação diante do mundo, mas serenidade, pois se reconhece como submisso à vontade de Deus."



2. - A Anunciação, Fra Angelico, 1435 - Quadro Museu do Prado, Madrid


Fra Angélico pintou várias versões da Anunciação. Neste quadro, possivelmente o terceiro deles, ele mostra o verdadeiro significado desse evento para os cristãos crentes.

No quadro, à esquerda da arcada, um anjo dirige Adão e Eva para fora do Paraíso, enquanto o Anjo da Anunciação trasmite sua poderosa mensagem para a Virgem Maria.

Fra Angélico era um frade dominicano e pintou esse quadro como um retábulo para a igreja da Abadia de Fiesole, próximo a Florença.


Anunciação de Fra Angelico





Detalhes da pintura

Adão e Eva


O advento do Cristo que o anjo vem anunciar, significa salvação do pecado cometido por  Adão e Eva quando eles comeram do fruto proibido.



Fra Angelico combinou as duas cenas com sentido didático. A antiga aliança entre Deus e a humanidade foi quebrada mas agora será renovada pela vinda de Jesus Cristo.






Maria

Maria na postura de oração e com o livro sagrado no seu joelho, mostra ser um modelo de humildade reforçada pela sala simples em que se encontra. O Evangelho de Lucas no diz que ela está expressando sua disponibilidade para servir: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a sua vontade".


Arcada e Jardim



A arcada na qual Maria está sentada reflete o estilo de arquitetura Florentino
Arcada 
Muitas flores são associadas com Maria e portanto elas aparecem em abundancia em cenas como a Anunicação.
Jardim




Símbolos divinos

Deus pai
As  Mãos e a fonte de luz
Espírito Santo

Deus todo poderoso e fonte de toda luz envia o Espírito Santo na forma de uma pomba. No mesmo momento em que o Cristo é anunciado e aceito por Maria ela fica milagrosamente grávida. As imagens estão representadas na pintura.

3. - Outras versões e obras de Fra Angelico


"Tecnicamente Fra Angelico pode ser considerado um pintor da primeira Renascença; do ponto de vista espiritual, contudo, é um filho da Idade Média. Esse artista, que o povo denominou Beato antes que a igreja ratificasse o título, buscou em suas obras prolongar o ideal religioso dos séculos anteriores, já abalado pelo aparecimento dos primeiros humanistas.



Entre suas obras principais estão o "Retábulo da Madona", em Perugia; a "Coroação da Virgem cercada por anjos músicos" (Louvre, Paris); o "Cristo cercado de anjos, patriarcas, santos e mártires" (National Gallery, Londres); a "Anunciação" (Prado, Madri); e o "Juízo final" (Galeria Nacional, Roma).



Quem quiser penetrar no âmago da pintura de fra Angelico deve visitar o convento de São Marcos em Florença, hoje museu; ali verá, além das cenas religiosas executadas num período de 17 anos nas diversas celas e a "Grande Anunciação", outras vinte obras do artista, ilustrações de trechos do Evangelho e de episódios da Legenda áurea. "

Comentários do site http://www.pitoresco.com/italiana/fra_angelico.htm em itálico e sublinhado, adaptação do blog. 

Além das citadas as Anunciações de Cortona e Valdano, ajudam a conhecer a obra desse fantástico pintor religioso.


3.1 - As anunciações de  Cortona e Valdano


Cortona (~1430)

A  Anunciação de Cortona é uma pintura de Fra Angelico ( têmpera sobre tela , 175x180 cm), preservado no Museu Diocesano de Cortona e datado de 1430 ou assim. O trabalho é, provavelmente, o primeiro de uma série de três grandes quadros de ' Anunciação pintados por Angelico na década de trinta do século XV; os outros dois são a " Anunciação do Prado e a  Anunciação de San Giovanni Valdarno .

Valdano (~1432):

A  Anunciação de San Giovanni Valdarno é uma obra de Fra Angelico ( têmpera sobre tela , 195x158 cm) preservada no Museu da Basílica de Santa Maria delle Grazie , em San Giovanni Valdarno a ser datada do início dos anos trinta do século XV, talvez em 1432 . O trabalho é, provavelmente, o segundo de uma série de três grandes placas de ' Anunciação pintada por Angelico na década de trinta do século XV; os outros dois são a " Anunciação do Cortona e da" Anunciação do Museu do Prado .





Anunciação de Cortona
Anunciação de Valdano


3.2 - A Anunciação no Convento de São Marcos (1437 - 1446)


Esse quadro da Anunciação (em italiano, Annunciazione), é uma das anunciações realizadas por Fra Angélico. Foi criada utilizando a técnica afresco e pintada entre 1437 e 1446 para o Convento de São Marcos, em Florença, atualmente convertido em Museu Nacional de São Marcos.



No convento florentino de São Marcos ele realizou suas melhores pinturas afresco entre 1438 e 1445.

Anunciação, Fra Angelico, Convento de São Marcos




4. - Referências


Wikipedia: Fra Angelico e quadros da Anunciação

Texto sobre detalhes da Pintura: How to read a painting - Patrick de Hinck - Editora Thames e Hudson

Fra Angelico: http://www.pitoresco.com/italiana/fra_angelico.htm

A História da Arte: Graça Proença, editora Atica

Nenhum comentário:

Postar um comentário