quarta-feira, 13 de abril de 2016

Lição de Anatomia do Dr. Nicolaes Tulp - Rembrandt van Rijn

I - Lição de Anatomia - O Quadro



A Lição da anatomia do Dr. Nicolaes Tulp é uma pintura a óleo sobre tela de Rembrandt realizada em 1632 e exibida no Museu Mauritshuis em Haia,  Holanda. No quadro, o Dr. Nicolaes Tulp é retratado explicando a musculatura do braço para profissionais médicos.





II - Histórico


Rembrandt tinha apenas vinte e cinco anos, quando recebeu a importante tarefa de retratar os cirurgiões de Amsterdã. O quadro foi encomendado para a lição de anatomia dada pelo Dr. Nicolaes Tulp, em janeiro de 1632.


Rembrandt retratou os cirurgiões em ação, e todos eles estão olhando para coisas diferentes.


O dinamismo é adicionado à cena pelos grandes contrastes entre claro e escuro. Neste retrato de grupo, o jovem pintor mostrou sua técnica lendária e seu grande talento para pintar quadros realistas. (Texto do Museu Mauritshui)



III - Contexto da Pintura



O data do evento pode ser atribuída a 31 de janeiro de 1632: Na época, o "Amsterdam Guild of Surgeons (Associação de Cirurgiões)" , da qual Tulp era o anatomista oficial da cidade, autorizava apenas uma dissecção pública por ano. Além disso, o  corpo teria que ser o de um criminoso executado.



No século 17, as aulas de anatomia eram um evento social, que tinham lugar em salas de aula na forma de anfiteatros, com participação de estudantes, colegas e o público em geral, mediante o pagamento de uma taxa de entrada. Os espectadores se vestiam adequadamente para a ocasião.

A cada período de cinco a dez anos, a Associação dos Cirurgiões, encomendava um retrato por um pintor retratista líder do período; 

Rembrandt foi contratado para esta tarefa quando ele tinha entre 25 e 26 anos, e recém-chegado em Amsterdã. Foi seu primeiro trabalho importante em Amsterdã. 

Cada um dos homens incluídos no retrato pagava uma determinada quantia de dinheiro para ser incluída no trabalho, e as figuras mais centrais (neste caso, o Dr. Tulp) provavelmente pagavam mais. 

O quadro da anatomia de Rembrandt alterou radicalmente as convenções do gênero, através da inclusão de um cadáver de corpo inteiro no centro da imagem (usando como exemplo a  iconografia Cristã) e criou não apenas um retrato, mas uma representação dramática. 

A imagem de Rembrandt é uma ficção; em uma lição de anatomia normal, o cirurgião iria começar por abrir a cavidade torácica e tórax porque os órgãos internos lá se deterioram mais rapidamente.  (Texto copiado da Wikipedia em Lingua Inglesa, com livre tradução)

IV - Trabalhos Relacionados


Em 1656, Rembrandt pintou tabém "A Lição de Anatomia do Dr. Deijman" que destinava-se a ser exibido no Anatomical Hall, em Amsterdã, junto à "Lição de anatomia de Tulp".


Deijman foi o sucessor imediato de Tulp no cargo de Profesor de Cirurgia e Anatomia. 

A pintura foi danificada por um incêndio em 1723, e apenas um fragmento central dela sobreviveu.


V - Rembrandt van Rijn


Rembrandt Harmenszoon van Rijn, nasceu em Leida, Holanda em 15 de julho de 1606 e faleceu em Amsterdã em 4 de outubro de 1669. Foi um pintor e um dos maiores nomes da história da arte europeia e o mais importante da história holandesa.



Filho de dono de moinho, tanto o pai (igreja reformada) como a mãe (católica) eram religiosos. Ele logo cedo demonstrou tendência para a pintura. No final de 1631 mudou-se para Amsterdã e já passou a trabalhar como pintor retratista, obtendo sucesso. Em 1634 casou-se com sua sobrinha Saskia de uma família de respeitável condição financeira. Saskia morrreu em 1646 e Rembrandt passou por um período perturbado em sua vida pois ele a amava muito.



Sem ser um bom administrador de seus bens, Rembrandt atolou-se em dívidas sendo forçado a vender até a casa em que morava. De acordo com o testamento de Saskia, Rembrandt para continuar a usufruir de seu dote / herança não podia casar novamente. Rembrandt passou a ter apenas romances não oficiais. Com a sua consciência religiosa, imagina-se que ao pintar o quadro do filho pródigo, Rembrandt fazia também um retrospecto de sua vida, colocando-se como os dois filhos necessitados do perdão do Pai.


A pintura mostrada é o "Autoretrato - Rembrandt van Rijn" propriedade do Mauritshuis

VI - O Museu Mauritshuis


A Mauritshuis (em português: Casa de Maurício) é um importante prédio histórico e um rico museu de Haia, sendo um dos mais importantes da Holanda. Seu nome se deve ao fato de ter sido construído por ordem de João Maurício de Nassau, que foi governador do Brasil holandês no século XVII. O Mauritshuis hoje é a sede da Galeria Real de Pinturas e possui um importante acervo de arte.

Podemos destacar entre outras obras:

- A Moça com brinco de pérolas - Johannes Vermeer
- Vista de Delft - Johannes Vermeer
- Autoretrato - Rembrandt van Rijn
- Saul e David - Rembrandt van Rijn
- A lição de anatomia do Dr. Tulp - Rembrandt van Rijn
- O canto de louvor de Simeão - Rembrandt van Rijn
- A velha e o menino com velas - Peter Paul Rubens
- A lamentação de Cristo - Rogier van de Weiden


Visite o site do Museu em http://www.mauritshuis.nl/en/

VII - Outras obras famosas de Rembrandt


Na relação das grandes obras de Rembrandt podemos também destacar os seguintes quadros:

"O Retorno do Filho Pródigo" - Exibido no Museu Hermitage em São Petersburgo  
"Ronda Noturna" -                 - Exibido no Rijksmuseum em Amsterdã
"Jeremias lamentando a destruição de Jerusalém" - Exibido no Rijksmuseum em Amsterdã
"O retrato de Jan Six"           - Exibido no Rijksmuseum em Amsterdã


VIII - Referências


Wikipedia em lingua Inglesa - https://en.wikipedia.org/wiki/The_Anatomy_Lesson_of_Dr._Nicolaes_Tulp

Site do Museu Mauritshuis - http://www.mauritshuis.nl/en/


Um comentário:

  1. Lição de anatomia do Dr Tulp-(1662)Anmesterdã-Rembrandt

    ResponderExcluir