Páginas

quarta-feira, 9 de março de 2016

Salas de Espetáculos II - Sala São Paulo, São Paulo, Brasil

I - Salas de Espetáculos  - Sala São Paulo 


foto do alto vendo todo o interior da sala São Paulo
                                        Interior da Sala São Paulo , foto de Webysther Nunes em wikimedia commons 

Sala São Paulo, é localizada no Centro Cultural Júlio Prestes, antiga Estação de trens Júlio Prestes na cidade de São Paulo. Ela tem uma capacidade de 1498 lugares e é a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). É palco para apresentações sinfônicas e de câmara e foi concebida de acordo com os mais atualizados padrões internacionais. Muitos especialistas consideram a Sala São Paulo uma das salas de concerto com melhor acústica   no mundo,  comparável à de muitas salas dos Estados Unidos ou da Europa, mundialmente conhecidas, como o Symphony Hall de Boston, o Musikverein, em Viena, e o Concertgebouw, em Amsterdã. 

I.1 - Histórico


Projetado por Christiano Stockler das Neves em 1925 ―período em que a cidade, estimulada pelo café e pela ferrovia, crescia em ritmo acelerado― o prédio, marcado pela sobriedade dos ornamentos e detalhes do estilo Luís XVI, seria concluído somente em 1938, quando a urbanização de São Paulo já se caracterizava pela presença de automóveis, minimizando a utilização de bondes e trens.

O prédio era a principal estação ferroviária do estado. Com as dificuldades financeiras que foram crescendo ao longo dos anos o governo do estado formou em 1971 a Fepasa com o objetivo de agregar todas as emoresas estatais paulistas de transporte ferroviário e fazer uma ampla reestruturação com o objetivode torná-la rentável.

No entanto, o empenho não foi o suficiente para reverter o processo de decadência devido a falta de recursos e investimentos.

Em 1ª de abril de 1998 o Governo do Estado de São Paulo entregou a Fepasa à União como forma de quitar dívidas. Com o acordo que deu uso da estação à Secretaria de Estado da Cultura, teve início o processo de restauro da Sala São Paulo e a consequente convivência de um complexo cultural e uma estação de trens.

As principais áreas do edifício já vinham sendo locadas para a realização de festas e eventos institucionais quando, em 1997, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo assume seu controle para transformá-lo no Complexo Cultural Júlio Prestes.

Situada no centro da Cidade, vizinha da Pinacoteca do Estado e do Museu de Arte Sacra, a Sala São Paulo fez realizar o potencial de revitalização da região.

Tombada como patrimônio histórico pelo Condephaat, a Sala São Paulo foi inaugurada em 9 de julho 1999 com a apresentação da sinfonia A Ressurreição, de Gustav Mahler, pela Osesp, para ser mantida como importante marco de nossa cidade.

I.2 - Antiga Estação Júlio Prestes



foto da fachada do que era a antiga estação Júlio Prestes
antiga estação Júlio Prestes


- Centro Cultural Júlio Prestes


Centro Cultural Júlio Prestes, que localiza-se na antiga Estação Júlio Prestes, na cidade de São Paulo, foi inaugurado no dia 9 de julho de 1999. O edifício  foi completamente restaurado e remodelado pelo Governo do Estado como parte do projeto de revitalização do centro da cidade. Ao lado está a Estação Pinacoteca com exposições de arte.

foto do atual Centro Cultural Júlio Prestes
Centro Cultural Júlio Prestes


I.3 - Características da Sala São Paulo



- Formato

A Sala tem uma arquitetura no estilo "Caixa de Sapato" que é considerada pelos especialistas como o melhor formato para Salas de Concerto. 


belíssima foto do interior da sala são paulo mostrando seu formato retangular estilo caixa de sapato
Interior da sala São Paulo mostrando o seu formato retangular


- Teto Ajustável

teto ajustável da Sala São Paulo pode ficar a uma altura máxima de 25 metros acima do piso principal. O teto possui 15 painéis, cada um pesando 7,5 toneladas e são detidos por 20 cabos metálicos enrolados. Os painéis podem ser controlados individualmente, permitindo que o volume do hall possa ser ajustado para entre 12 mil e 28 mil . Isso garante que a intensidade de qualquer composição tenha o seu conceito acústico respeitado.

Os painéis podem ser ajustados independentemente ou em conjunto, através do uso de computadores, travas e sensores automáticos. Junto com o limite  máximo da flexibilidade, 26 banners de veludo  podem travar a 8 metros de altura, de acordo com as vibrações necessárias. É uma vantagem adicional, pois esse sistema une elementos da arquitetura original do edifício com novos conceitos de arquitetura.

Palco

foto mostrando o local onde fica a orquestra e também o teto que é ajustável
Palco da Sala São Paulo


 Salas de Espera / Cafés / Corredores

Amplamente restaurados as salas de espera e corredores da Sala São Paulo são frequentemente utilizadas para recepções muitas vezes atreladas a algum espetáculo na própria sala.


foto dos corredores e sala de espera e café
Corredor, sala de espera e café da Sala São Paulo


II - As melhores acústicas em salas de espetáculos no Mundo


O crítico de música Trevo Cox, publicou recentemente no jornal Inglês "The Guardian" a lista das dez melhores salas de concerto do mundo com enfase especial em sua acústica.


A lista é mostrada a seguir sem critério de ordem:
  • Culture and Congress Centre Concert Hall, Lucerne, Switzerland
  • Boston Symphony Hall, US
  • Bridgewater Hall, Manchester, UK
  • Grosser Musikvereinssaal, Vienna, Austria
  • Berlin Philharmonie, Germany
  • Christchurch Town Hall Auditorium, New Zealand
  • Philharmonie de Paris, France
  • The Sibelius Hall, Lahti, Finland
  • Tokyo Opera City Concert Hall, Japan
  • Sala São Paulo, Brazil

III. - Sede da OSESP


O imponente edifício da Estrada de Ferro Sorocabana abriga hoje a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e uma das mais importantes casas de concertos e eventos do País.

Fundação OSESP


A Fundação Osesp é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivos apoiar, incentivar, assistir, desenvolver e promover a cultura, a educação e a assistência social, com ênfase à música de concerto, instrumental e vocal.

Qualificada como Organização Social da Cultura, mantém contrato de gestão com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo para a manutenção e desenvolvimento da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - Osesp, a Sala São Paulo, o Coro da Osesp, os coros Infantil e Juvenil da Osesp, a Academia da Osesp, a Editora da Osesp, o Centro de Documentação Musical ‘Maestro Eleazar de Carvalho’ e o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.

Realiza, ainda no escopo do Contrato de Gestão, ações de educação musical para crianças, jovens e adultos; promoção, capacitação e treinamento de profissionais das áreas da música e da educação; e formação de plateias.

A Fundação Osesp foi instituída em 22 de junho de 2005 e, em 1º de novembro do mesmo ano, foi firmado contrato de gestão com o Governo do Estado de São Paulo.


IV - Referências


Textos:
- Wikipedia - Sala São Paulo 
- Site oficial da Sala São Paulo - https://www.salasaopaulo.art.br/

Fotos:
Webysther Nunes em Wikimedia Commons
dornick em Wikimedia Commons
Julio Boaro em Wikimedia Commons
Aguina em Dreamstime.com
Luisrftc em Dreamstime.com