terça-feira, 29 de março de 2016

Lagos Andinos

I - A Região dos Lagos Andinos - Travessia Puerto Varas => Bariloche


Formada por uma área que atravessa a cordilheira dos andes, a região dos lagos andinos abrange dois países, Chile e Argentina.

Normalmente o turismo nessa região, pelo lado do Chile, começa em Puerto Varas e  no Lago Llanquihue. No seu entorno temos as cidades de Frutillar e Puerto Octay, e em toda região do lago temos uma magnifica visão do Monte Osorno. É possível também fazer passeios ao cume do Monte Osorno, que apesar de ser um vulcão não está ativo. 




A travessia de Puerto Varas para Bariloche é feita de uma combinação de Barcos e Ônibus, atravessando os lagos e a cordilheira dos andes. O trajeto é o seguinte:

Puerto Varas                  ==> Saltos de Petrohué (Ônibus margeando o lago Llanquihue)
Saltos de Petrohué         ==> Lago de Todos os Santos (Ônibus pelo lago Llanquihue)
Lago de Todos os Santos ==> Peulla (Catamarã)
Peulla estadia/pernoite (Opcional)
Peulla                            ==> Puerto Frias (Ônibus através da cordilheira dos andes)
Puerto Friás                   ==> Puerto Alegre (Catamarã)
Puerto Alegre                 ==>Puerto Blest (Ônibus)
Puerto Blest                   ==> Puerto Pannuello (Catamarâ)
Puerto Pannuello)           ==> Bariloche (Ônibus)

II - Puerto Varas (O ponto de partida)


A cidade de Puerto Varas é um vilarejo encantador de 40.000 habitantes, nas margens do lago Llanquihue e possui ótimos passeios e restaurantes nas suas vizinhanças. Puerto Varas é conhecida como "ciudad de las rosas". Povoada por colonos alemães desde meados do século XIX, na atualidade os seus habitantes mantêm a amplia tradição arquitetônica, gastronômica e cultural alemã.  Recomendamos dormir pelo menos duas noites em Puerto Varas. 

Para se chegar em Puerto Varas, temos que tomar um avião para a cidade vizinha de Puerto Montt, distando 25 Km de Puerto Varas. Para nós do Brasil, sempre teremos que ir para Santiago para tomar um avião até Puerto Montt. 

Já fiz uma outra opçao tempos atrás que foi tomar um ônibus noturno de Santiago para Puerto Montt. Pode ser um pouco mais barato, mas não recomendo pois toma a noite inteira viajando. 


                                             Visão Geral  de Puerto Varas



                     Hotel Los Cumbres
                      Igreja Luterana


II.1 - Frutillar


Fundada por imigrantes alemães em 1856, Frutillar é uma cidade chilena situada na província da Patagónia à beira do lago Llanquihue. Situada entre Puerto Montt e Osorno, Frutillar fica também a apenas 25 Km de Puerto Varas, a mais bela cidade na beira do lago. 



Com uma população estimada em torno de 16.000 habitantes, Frutillar parece ainda menor. 


                                              Teatro do Lago 

Teatro do Lago

Iniciado em 1968, e hoje com 47 anos de existência, a Semana Musical de Frutillar tem sido um evento marcante na história da cidade. Uma fatalidade, que foi um incêndio em 1996, na sede onde ocorria o evento, acabou se transformando em uma oportunidade de crescimento para a cidade. 

O projeto arquitetônico da fachada do teatro imita os galpões de madeira com revestimentos de telhas, típicos da arquitetura alemã da região.  Um combinação de ripas de madeiras de cores diferentes foi utilizada para lembrar de uma mameira moderna a deterioração desses galpões. 

O interior consta de uma sala principal com capacidade para 1178 espectadores e um palco para 100 músicos. Além disso o teatro tem um anfiteatro para 270 pessoas e quatro salas polivalentes.


Arquitetura Alemã em Frutillar



As casas, pequenos comércios e restaurantes construídos à margem do lago, conservam ainda traços da arquitetura alemã. A gastronomia, a cultura alemã, esportes aquáticos e a música são os  atrativos dessa pequena localidade que em dias claros possibilita lindas visões do vulcão Osorno.


III - Saltos de Petrohue


Os saltos são "quedas d'água" no Rio Petrohué das águas do Lago Todos Los Santos, as quais caem entre rochas de origem vulcânica que formam imensas poças naturais. Possui uma frondosa vegetação que combina maravilhosamente com suas águas cor esmeralda.





IV - Lago de Todos os Santos


O Lago Todos os Santos fica a 76 km a leste da cidade de Puerto Varas, dentro dos limites do Parque Nacional Vicente Pérez Rosales . Ele tem uma área de 178,5 quilômetros quadrados, uma altitude de 189 metros acima do nível do mar e uma profundidade máxima de 337 metros. Em suas margens estão as cidades de Petrohué, Peulla e Cayutué.



Lago Todos os Santos tem duas portas principais: Petrohué em sua extremidade ocidental e Peulla , no extremo leste;  Não há rota terrestre que liga estas duas aldeias. 





O lago é cercado por colinas íngremes que deixam espaço para poucas e pequenas   planí-cies. Existem três grandes  três montanhas cobertas ao seu redor: o vulcão Osorno oeste, o vulcão Apontado  para o norte, e Tronador leste.  




V - Peulla


Peulla é um pequeno porto no lado mais oriental do lago do todos os santos. Uma pequena comunidade de 200 habitantes vive na sua região dando apoio aos dois hotéis e aos serviços de turismo da região. A travessia para Bariloche conta com duas opções em Peulla: Parada para almoço e continuação via ônibus no mesmo dia, ou parada com almoço e pernoite em Peulla e continuação da viagem no outro dia (o que eu recomendo). 
Em Peulla algumas atividades são oferecidas em pacotes opcionais:


a) Passeio de Helicóptero sobrevoando o Monte Tronador 
b) Pesca de Truta (estilo flyfishing)
c) Passeios à cavalo
d) Passeios pelos rios 
e) trilhas pela floresta





Além disso, a noite em Peulla possibilita uma visão espetacular do céu. Com a pouca iluminação do lugar é posível vermos uma quantindade incontável de estrelas de uma forma que não vemos aqui no Brasil. O Chile é conhecido como um dos melhores locais para instalação de Observatórios Astronômicos.







VI - Puerto Frias

Após um trajeto de xx Km e das horas de ônibus, chega-se a Puerto Frias que faz a divisa de entrada na Argentina. 


O Lago Frias é um espelho de água de origem glaciar localizado no Parque Nacional Nahuel Huapi na província de Rio Negro, Argentina, já no departamento de Bariloche .













                                                 Puerto Frias e Lago Frias


VII - Puerto Alegre e Puerto Blest

A travessia do lago frias termina em Puerto Alegre, uma pequeníssima localidade que apenas faz a ligação terrestre com Puerto Blest, permitindo tomar-se novamente uma embarcação agora dirigida para Puerto Panuello. 

Em Puerto Blest existe um restaurante turístico onde é feito uma parada para almoço. Um pescado é uma boa pedida nessa região.






VIII - Puerto Pannuello

Puerto Panuelo é um porto de passageiros localizado na península Llao Llao, no lago Nahuel Huapi. Ele se encontra a 25 Km à oeste da cidade de Bariloche.






O Porto foi construído  em 1965 como parte dos investimentos em infraestrutura turística no Parque Nahuel Huapi. Ele serve de partida para os passeios para a Ilha Vitória, Bosque dos Arrayanes e é o ponto de ligação da "Travessia dos lagos andinos".


IX - Bariloche (Ponto Final)


Embora a chegada de Catamarâ se dê no Porto Panuelo, o lago Nahuel Hapi banha toda a cidade de Bariloche. O percurso de 25 Km, de porto panuelo até o centro de Bariloche, é feito de ônibus pela Av. Exequiel Bustillo, que margeia o lago. Belíssimas casas e hotéis se localizam ao longo da rodovia. 

                                                Lago Nahuel Hapi


Como Bariloche tem uma beleza toda especial, ela será objeto de um post específico.

X - Comentários Finais



A travessia dos lagos andinos é muito bonita e prazerosa e deve ser aproveitada como um evento próprio e não como uma passagem de ua cidade para outra. Ela é demorada, cara e um pouco cansativa. Mas tem paisagens maravilhosas, lagos com águas de coloração variada (verde esmeralda em Peulla e azulada em Bariloche) e vistas para o Osorno imperdíveis. O recomendável é de ser feita no verão. as duas vezes que fiz foi no mês de fevereiro. Com isso garante-se um translado confortável, uma grande possibilidade de céu aberto e boa iluminação para as fotos. A região de Bariloche de tão especial será objeto de um post específico.

A empresa que faz esse trajeto com exclente qualidade é a Cruce Andino. Contatos em http://www.cruceandino.com/circuitos/puerto-varas-bariloche







XI - Referências


a) Texto - Cruce Andino,  Visit Chile,  Wikipedia em espanhol

b) Fotos: HistoriacomGosto, Shutterstock

c) Mapa: Google Maps






Nenhum comentário:

Postar um comentário