quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Manet ou Monet, eis a questão ! (Impressionismo I)

I - O Impressionismo 



                Argenteuil (1874), Edouard Manet, Museu de Belas Artes de Tounai, Bélgica


O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início ás grandes tendências da arte do século XX. 

Os pintores impressionistas procuraram, com base na observação direta do efeito da luz slar sobre os objetos, registrar em suas telas as constantes alterações que essa luz provoca nas cores da natureza.

Algumas características gerais da pintura impressionista:

-A pintura deve registrar a tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar e um determinado momento, pois elas mudam constantemente de acordo com  incidência do sol. 

- As figuras não devem ter contornos nítidos poi a linha é uma abstração do ser humano para representar as imagens.

- As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam.

- As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura de tintas. Elas devem ser puras e dissociadas no quadro em pequenas pinceladas.


Obs : Texto do livro "História da Arte de Graça Proença". Excelente Material.


Tela "Argenteuil"


A tela representa um velejador em companhia de uma jovem mulher ao lado do Seine em Argenteuil (atualmente no Val-d'Oise ). A aldeia de Argenteuil é visível no fundo.

Esta é, na história da arte , uma das primeiras obras de Manet que merecem plenamente o adjetivo de impressionista, tanto por causa de seu tema naturalista bem como de suas cores audaciosas, incluindo o azul berrante de rio.

II - Édouard Manet



Édouard Manet (Paris, 23 de janeiro de 1832 — Paris, 30 de abril de 1883) foi um pintor e artista gráfico francês e uma das figuras mais importantes da arte do século XIX. Ele é considerado um dos precursores do impressionismo.


Ele nasceu no bairro de Saint-Germain-des-Prés , em uma família de burguesia parisiense. Seu pai Auguste, era um alto funcionário doMinistério da Justiça 5.  A mãe de Edward, Eugénie Désirée Manet  era a filha de um diplomata enviado para Estocolmo. 

No início de sua obra Manet era criticado não apenas pelos temas, mas também por sua técnica, que escapava às convenções acadêmicas. Frequentemente inspirado pelos mestres clássicos e em particular pelos espanhóis do Século de Ouro, Manet influenciou, entretanto, certos precursores do impressionismo, em virtude da pureza de sua abordagem. 


- Infância


Embora tenha sido criado em uma família austera, o jovem Edouard logo descobre o mundo da arte através da influência de um tio monarquista excêntrico, o capitão Edward Fournier, que lhe leva a apeciar os grandes mestres, junto com seu irmão Eugene, nas galerias do Louvre , chamando  a atenção especialmente da Galeria Espanhola.  



- Viagem ao Brasil


Manet obtém bons resultados escolares, mas  os estudos tradicionais não lhe interessam. ele se recusa a entrar an faculdade de direito como era o desejo de seus pais. Ele tenta entrar no Colégio Naval após intensas discussões em família, mas não é bem sucedido nos exames. 

Em 09 de deembro de 1848 el embarca como aprendiz no Barco Escola "Le Havre e Guadolupe" com destino ao Rio de Janeiro. No regresso em 1849 ele tenta novamente entrar na escola naval e novamente não consegue. Entretanto, ele traz na bagagem uma multidão de desenhos diante dos quais seus pais se rendem a evidência que seu filho era um artista.   


- Ateliê de Thomas Couture


Após os seguidos fracassos ao tentar entrar para Escola Naval, Manet consegue apoio de seus pais para estudar no ateliê do pintor e mestre Thomas Couture, onde ficou por seis anos.

Durante esse tempo, Manet procurou aprender as bases técnicas da pintura e fez cópias de obras expostas no Louvre (cópias de obras de Ticiano, Velazquez, Tintoretto e Delacroix). Manet completou seu aprendizado viajando e conhecendo museus de outros países europeus (Itália, Holanda, Alemanha, Áustria e outros).

No ano de 1856, Manet deixou o atelier de Couture por divergências artísticas. Segundo Couture, Manet não tinha tons intermediários entre a luz a e sombra. Para Manet, esses tons intermediários debilitavam a sombra e a luz, portanto ele acabava usando cores quase puras.

A obra de Manet foi importante na medida em que inovou a pintura, dando-lhe uma luminosidade mais intensa e que jácomeça a explorar os efeitos da luz natual sobre uma cena a ser retratada.

Período Espanhol


 O bebedor de Absinto(1858 - 1859)  (Museu de Copenhague)                     O velho músico (1862) - Galeria de Arte Nacional, Washington




Em 1859, Manet envia o seu primeiro trabalho ao Salão de Paris ("O Bebedor de Absinto"), obra realista influenciada pelas obras do pintor Gustave Courbet e também pela obra Menippe de Diego Velázquez. A obra foi recusada pelo Salão. O júri não estava aberto ainda para novas ideias. A imagem do bebedor apareceria em outro quadro de Manet, "O velho músico" de 1862.



Após o abandono do ateliê de Couture, Manet tinha um certo fascínio pela arte da Península Ibérica. Entre as suas obras da época estão: "Lola de Valência" (que retrata uma dançarina em trajes espanhóis tradicionais), "O Cantor Espanhol", "Jovem Homem em costume de Majo", "Bailado Espanhol" e "Mile V. em costume de espada" (cuja modelo foi Victorine Meurent vestida de toureiro). Estes dois últimos expostos no Salão dos Recusados de 1863. Seu período hispânico era influenciado pelas obras de Diego Velázquez.


Período de Rejeição e Glória

               A música nas Tulherias (1862) - Galeria Nacional de Londres           Tocador de Pífaros (1866),                                        Museu d'Orsay


Manet era um jovem amigável e sociável. Quando começou a fazer sucesso foi prontamente aceito em círculos de intelectuais e aristocratas parisienses. Frequentava assiduamente os Jardins das Tulherias (Jardin des Tuileries em francês) com a presença constante de seu amigo, Baudelaire, local que serviu de inspiração para a obra "A música nas Tulherias" de 1862.



A obra "A música na Tulherias"  marca o seu rompimento com o realismo em sua primeira obra impressionista. Há a presença de pessoas bem próximas a Manet retratadas nesta obra, entre elas Baudelaire e Eugène Manet, seu irmão). Baudelaire e Manet já se conheciam desde 1858, mas tornaram-se grandes amigos tempos depois.

A obra "O Tocador de pífaros" foi pintada  quando o comandante da guarda imperial, Lesjosne, levou o jovem flautista ao estúdio de Manet, que não resistiu a tentação de pintá-lo. Realizado logo depois do retorno de sua viagem à Espanha, Manet tinha em sua mente os retratos em pé de Velázquez vistos no Museu do Prado. Os contornos da pintura são muito bem definidos e o contraste entre o personagem e o fundo cinza parecem combinar a arte de Velázquez com uma reflexão sobre pinturas japonesas. (Coleção Grandes Mestres Abril). 

No ano de 1867, "O tocador de Pífaro" foi recusado no Salão Oficial de Paris. Fato que fez com que Émile Zola escrevesse uma artigo no L’Événement defendendo a tela (Zola seria retratado por Manet em 1868, quadro que foi aceito no Salão do mesmo ano).



Período Impressionista - "Cafés" e "Cafés Concerto"



Os cafés e cafés concerto, representavam um papel importante na vida artística de Paris no século XIX. Ponto  de  encontro dos vários artistas, eles eram frequentemente retratados nas obras dos mais diversos artistas da época. 




                    Café Concerto do Pai Lathuille (1879) -Museu deBelsa Artes de Tournai






                 Um bar no Folie-Bérgere (1881-1882) - Instituto Courtauld, Londres





III - Claude Monet



Oscar-Claude Monet (Paris, 14 de novembro de 1840 — Giverny, 5 de dezembro de 1926) foi um pintor francês e um dos fundadores do movimento "impressionista".

O termo impressionismo surgiu de uma crítica pejorativa, feita ao seu quadro"Impressão do Sol'' pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha...,.  A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura.



        Claude Monet em seu Ateliê em Argenteuil, por Manet, 1874, Neue Pinakotheke



A Obra de Claude Monet está divulgada no post seguinte "Monet ou Manet, ambos! (Impressionismo II)." http://historiacomgosto.blogspot.com.br/2016/02/monet-ou-manet-ambos-impressionismo-ii.html


IV - Referências


- História da Arte - Graça Proença ( Texto sobre Impressionismo)

- Coleção "Grandes Mestres" - Abril Coleções

- Wikipedia Portugues - Édouard Manet / Claude Monet

- Wikipedia Francês - Édouard Manet

- Fotos: Wikipedia - The Yorck Project: 10.000 Meisterwerke der Malerei. DVD-ROM, 2002. ISBN 3936122202. Distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH.

- Divulgação das Obras Consideradas de Domínio Público - Mais de 100 anos da morte do autor. 




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