quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Esculturas e Lendas - versão I

I - Esculturas e Lendas


No texto abaixo mostramos algumas esculturas onde a tradição nos conta que precisamos tocar em alguma parte delas para sermos agraciados com alguma coisa. São lendas que passam através do tempo mas deixam a sua marca. Algumas das esculturas já não exibem mais a diferença entre as partes, como é o caso dos dedos da escultura de São Pedro na Basílica do Vaticano. De tanto toque ao longo dos anos os dedos desgastaram e agora formam uma superfície uniforme.

São lendas e tradições culturais  interessantes de  conhecer. Algumas delas são mostradas abaixo.


I.1 - Escultura de São Pedro na Basílica de São Pedro no Vaticano.






A escultura de São Pedro que se encontra na Basílica de São Pedro em Roma, é atribuida ao escultor Arnolfo de Cambio, (1245 - 1302). Fica do lado direito da nave e representa o apóstolo sentado em seu trono. As duas chaves do céu estão em sua mão esquerda, e a mão direita se ergue em gesto de bênção à antiga moda grega. Os seus dois dedos estão estendidos em reconhecimento da natureza dual de Cristo divina e humana, enquanto os outros três dedos se unem num sinal da Santíssima Trindade. 

É um ritual antiquíssimo que todos os peregrinos homenageiem a estátua, tocando-a com sua mão ou beijando o pé que se adianta. No pé adiantado já não se distingue mais os dedos que foram desgastando com o passar do tempo. 



           Visão externa do Pátio da Basílica                                     Visão interna da Basílica


I.2 - Estátua de Julieta em Verona


Romeu e Julieta é uma tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra. A peça ficou entre as mais populares na época de Shakespeare e, ao lado de Hamlet, é uma das suas obras mais representadas nos palcos do mundo inteiro. Hoje, o relacionamento dos dois jovens é considerado como o arquétipo do amor juvenil.

A cidade de Verona, que Shakespeare escolheu para sua peça,  é uma das mais prósperas do norte da Itália. A cidade atrai cada vez mais jovens, casais, e namorados, por ter ganhado a fama de "cidade de Romeu e Julieta". Possuindo um patrimônio arquitetônico e histórico muito preservado, Verona carrega em seu território um anfiteatro romano, um castelo da Idade Média, palácios e igrejas medievais.  Além de tudo, Verona possui a "Casa de Julieta" que, embora não carregue nenhuma prova de que os Montecchios e os Capuletos realmente tenham morado por ali, atrai muitos visitantes.




Casa de Julieta

A construção da casa se iniciou no século XVIII, e talvez tenha sido de propriedade dos Cappelos. No interior da construção existe uma estátua de bronze de Julieta  e um balcão com um pouco da biografia de Shakeaspeare. Criou-se a lenda de que dá sorte no amor tocar o seio direito da estátua. 



Também é uma tradição colocar pequenas cartas de amor nas paredes da casa, as quais são regularmente recolhidas pelos funcionários do local. 

Clube da Julieta

Desde 1930, cartas endereçadas a Julieta contiuam chegndo em Verona. Em 2010, mais de 5.000 cartas foram recebidas, sendo três em cada quatro escritos por mulheres. O maior gruo de envio são adolescentes americanas. A partir de 1980, foi criado o Clube da Julieta, constituido de voluntáros locais, que lêem e respondem a todas elas. O clube é financiado pela prefeitura de Verona.



Visão Geral de Verona

                        Visão geral de Verona                                    Arena de Verona - Encontro Pastoral      


I.3 - O Cachorro de Moscou 

Estação "Ploschad Revoliútsy" - Moscou    
O salão principal tem estátuas de bronze em tamnho natural de cidadãos comuns, como um agricutor que ajudou a criar o estado soviético. Conta a  tradição que passar a mão no focinho do cachorro, que está com o  guarda mostrado na foto, traz sorte. Não só os turistas mas uma grande parte dos russos ainda usam dar uma passadinha de mão de vez em quando. O focinho do cachorro já está mais esbranquiçado por causa disso.



 
    



Visão de Moscou e Estação Ploschad



I.4 - O Manneken pis - Bruxelas



Manneken Pis (garoto urinando) é um monumento de Bruxelas, Bélgica. É uma pequena fonte em bronze de um menino a urinar para a bacia da fonte.



A estátua de bronze original, de Jerôme Duquesnoy, o Velho, foi colocada no seu lugar em 1619 e o design irónico reflete a necessidade genuína de água fresca potável naquela área.
Histórico
A inspiração para tão famosa estátua continua desconhecida, e o mistério levou à criação de rumores e fantasias, aumentando o encanto deste garoto. Uma das versões conta que, no final do século XII, o filho de um duque foi encontrado a urinar contra uma árvore no meio de uma batalha e foi por isso celebrizado numa estátua de bronze como símbolo da coragem militar do país.
No século XVIII foram várias as tentativas de roubar a estátua, sobretudo pelos exércitos francês e britânico em 1745. Mas foi o roubo de 1817, por um ex-condenado, Antoine Licas, que provocou mais alarme: o ladrão despedaçou a estátua pouco depois de a ter roubado. No ano seguinte foi feita uma réplica que ocupa o lugar da estátua original, e é essa cópia que vemos hoje (a estátua original está na Maison du Roi).

Tamanho 

As fotografias normalmente dão à estátua uma sensação errada de seu verdadeiro tamanho; muitos turistas ficam desapontados ao verem seu pequeno tamanho que é de apenas 61 cm de altura . 


Tradição  e Festividades 

Nesse caso não existe tradição de tocar na estátua. Entretanto, nas festividades a estátua é enfeitada com diversos disfarces e fantasias típicas de diversos países. O seu "guarda-roupa" conta, hoje em dia, com mais de 800 trajes. 
No Rio de Janeiro, há uma estátua parecida em frente à sede do Botafogo. A estátua foi adotada pela torcida desse time e apelidada de "Manequinho".


Grand Place, Bruxelas - Tapete floral no verão de 2016, foto de Borna Mirahmadian

A estátua do Manneken Pis fica a cerca de 300m da "Grand Place" de Bruxelas. Essa praça é fantástica, com muitos restaurantes, bares, prédios antigos e onde acontece a montagem dos tapetes de flores no verão.



Bruxelas é uma cidade muito bonita, famosa pelos chocolates, cervejas e "fish and fries".

I.5 - O Touro de WallStreet


Diz a lenda que para ter sorte nos negócios é bom passar a mão nos chifres ou nas partes íntimas do touro que está situado em frente às maiores instituições financeiras de Wall Street, em Nova Yorque.




Visão Geral de Wall Street e do Centro de Nova Yorque

Um comentário: