segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Capela Scrovegni - Obra Prima de Giotto (Divulgação Cultural)

I . - Historia da Capela


Quem vai a Pádua e não conhece de antemão a história da Capela Scrovegni, com certeza vai ser tomado de uma grande surpresa quando entrar  pela sua porta principal. Lá encontrará uma capela coberta do piso ao teto, com cerca de 40 afrescos pintados por Giotto, representando a história de Jesus e sua mãe Maria. 




A Capela foi construída pelo rico banqueiro Enrico degli Scrovegni em expiação pelos pecados de "usura" cometidos por seu pai, Reginaldo.  Reginaldo Scrovegni foi inclusive representado no romance de Dante  Alighieri, "O Inferno",  como o usurário.

A construção da Capela foi iniciada em 1303 e concluída em 1305. A Capela foi dedicada à Nossa Senhora da Caridade. Ela foi construída como um vão livre com 20,80m de comprimento, 8,40m de largura e 12,80m de altura.

Para a pintura da Capela com afrescos, foi convidado o pintor florentino  Giotto di Bondonne que havia trabalhado com os franciscanos em  Assis, Rimini e tinha sido chamado à Pádua para pintar alguns espaços na Basílica de Santo Antônio. 

Giotto deve ter se entusiasmado ao ver que não havia traves nem colunas para impedir que ele desse asas às suas ideias para aquele espaço.

Em junho de 2001, após vinte anos de estudo, um grande trabalho de restauração foi realizado, concluído em março de 2002.  Um grande enfoque foi dado na aclimatação e na proteção contra a poluição.  Hoje a Capela se encontra em bom estado.



II - Giotto


Giotto di Bondone nasceu nos arredores de Florença, Colle Vespignano, em 1267 e faleceu em Florença em 1337. Giotto ficou conhecido na história da arte pela introdução de perspectiva na pintura durante o Renascimento. 

O historiador Giorgio Vasari conta que ele teria começado a desenhar com 12 anos, quando ainda era um pastor de ovelhas, fazendo desenhos em rochas. Certa vez, o artista Cimabue, um dos maiores pintores da Toscana, o teria visto a desenhar uma ovelha, ficando surpreso com a qualidade do desenho. Cimabue então solicitou ao pai de Giotto autorização para tomá-lo como seu aprendiz.

Em 1280, Giotto foi com Cimabue para Roma onde havia uma escola de pintores de afrescos. O primeiro trabalho importante de Giotto foi uma série de afrescos que contam a vida de São Francisco de Assis. Uma das característias do trabalho de Giotto foi a introdução da aparência realista nas figuras retratando-as e dotando-as com emoções humanas. 

O realismo de Giotto causou controvérsia na época. Quadros com a cena da crucificação de Cristo pintado por Cimabue e outro por Giotto, deixam clara a diferença dos dois estilos. 


Giotto trabalhou posteriormente na construção da Basílica de Florença sendo o seu diretor responsável. 


III - Interior da Capela



III.1 - Visão Geral





O ciclo de pinturas com base no tema da Salvação, começa a partir da linha no topo onde está o Arco Triunfal, com o envio por Deus do Anjo Gabriel para remover a culpa de Adão. O ciclo continua com a vida de Joaquim e Ana, as histórias de Maria e  prossegue com a vida de Cristo. A última cena é do Pentecostes. A parede oeste ostenta o grandioso Juízo Final.



- Envio do Anjo  Gabriel





- Vida de Maria


A dedicação da capela à Virgem da Caridade, explica a presença do ciclo de Histórias de maria. Quando adicionamos os quadros de Joaquim e Ana, a Capela Scrovegni contém as representações da História da Virgem Maria mais extensas pintadas na Itália. 







                                         Nascimento da Virgem Maria


Nascimento da Virgem Maria

A cena mostra a mulher idosa deitada em sua cama, com o cobertor listrado, que acaba de dar à luz e recebe sua filha das mãos de uma parteira.

A cena mostra ainda outros dois episódios: Dois ajudantes acabando de dar o prmeiro banho ao recem nsacido, eqnuanto a entrada outro servo recebe um pacote de roupas. 





                       O Sonho de Joaquim                         O casamento da Virgem


- Vida de Jesus

Enquanto que uma das paredes mostra a história de Maria, a outra conta a vida de Jesus desde o seu nascimento, passando pela sua crucificação, ascenção e terminando com o evento de Pentecostes.






                                                             Deposição /  Lamentação de Cristo


Deposição / Lamentação de Cristo

Um dos quadros mais admirados na Capela, é o que retrata a "Lamentação de Cristo" . A cena, a mais dramática de todo o ciclo, mostra a angústia do momento espelhada nas feições de Maria, João e das outras pessoas ao redor. Giotto que introduziu o realismo na sua pintura, transmite nesse quadro toda a dramaticidade do momento. ´


Giotto demonstra também o conhecimento das regras da pintura desde a composição. Jesus é colocado no canto inferior esquerdo perto da mãe, que de forma comovente aproxima o rosto do seu filho. As mulheres piedosas seguram as mãos de Cristo e Maria Madalena recolhe os seus pés. À direita, são representados, Nicodemos e José de Arimatéria, enquantoà esquerda temos um grupo de mulheres em lágrimas. No céu anjos em diferentes posições também mostram feições de desespero. Até a natureza é retratada de forma triste com a árvore constituída de galhos secos.  





                       Fuga para o Egito                                            Batismo de Jesus





             Crucificação de Jesus                                                          O beijo de Judas



IV - Quatro outros motivos para visitar Pádua


Pádua é uma cidade italiana (comune) de aproximadamente 210.000 habitantes, capital da província do mesmo nome e localizada na região do Vêneto. Distante apenas 40 Km de Veneza Pádua conserva vários motivos importantes para uma visita além da fabulosa Capela Scrovegni. Listamos aqui quatro outros motivos;


a) Basílica de Santo Antônio de Pádua


E 'herança religiosa extraordinariamente rica da cidade de Pádua, impregnados fortemente presença espiritual intensa de um dos santos mais amados do mundo, Santo Antônio e devoção a Maria. Uma forte fé de que é tecida com um grande fervor artístico deixando em Pádua e na província obras maravilhosas,  tesouros de arte de todos os tempos.





Basílica de Santo Antônio - foto de Mikadun
Para a visita dos principais locais de fé, você pode começar a partir da Basílica de Santo Antônio, mais conhecida como a Basílica do Santo, edifício religioso majestoso e complexo começou em 1232, um ano após a morte de St. Antônio.

 
A aparência externa da Basílica é uma mistura de estilos da  Lombardia, Toscana e bizantina; Ela tem  8 cúpulas no estilo oriental e duas torres sineiras.



b) Prato della Valle



Prato della Valle é uma praça elíptica de 90.000 metro quadrado.  É a maior praça da Itália, e uma das maiores na Europa. Hoje, a praça é um grande espaço com uma ilha verde no centro, rodeada por um pequeno canal delimitado por dois anéis de estátuas. 


Antes de 1635, a área que viria a ser conhecida como o Prato della Valle foi em grande parte uma extensão descaracterizada de terreno pantanoso parcialmente ao sul das antigas muralhas da cidade de Pádua. Em 1636 um grupo de notáveis ​​venezianos financiou a construção ali de um teatro temporário, mas ricamente nomeado como um local para simulações de batalhas a cavalo. O entretenimento musical que serviu de prólogo para a cotenda é considerado o antecessor imediato dos primeiros espectáculos de ópera público em Veneza, que começou no ano seguinte.
Prato della Valle - foto de Marina Tatarenko



c) Universidade de Pádua (Galileu lecionou entre 1592 e 1610)



A Universidade de Pádua é uma das mais antigas do mundo (a segunda na Itália depois de Bolonha). "Palazzo Bo" tornou-se a sede da Universidade desde o final do século XV. De grande interesse arquitetônico é o quarteirão velho criado por Andrea Moroni. Tem ainda a excelência histórica da Sala dos Quarenta , onde eles lembram o professor Galileo, que ensinou em Pádua 1592-1610. Os destqaques são a a Aula Magna, ricos brasões e decorações e o famoso teatro anatómico de GF d'Acquapendente, o mais antigo teatro anatómico permanente no mundo (1594).





Palácio Bo sede da Universidade de Pádua - foto de Fedele Ferrara



d) Arquitetura com canais


Outro dos atrativos em Pádua e passear pelos seus canais vendo suas pontes e belas casas. 


Canais de Pádua - foto de Tania Zbrodko





IV - Referências


- Wikipedia italiana - https://it.wikipedia.org/wiki/Cappella_degli_Scrovegni (Texto e Fotos)

- Capella degli Scrovegni - Site Oficial

- 75 Masterpieces every Christian should Know - Terry Glaspel





Nenhum comentário:

Postar um comentário