quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Varadero - Um outro aspecto de Cuba

I - Varadero, o lado turístico de Cuba


Praia de Varadero


Situada a cerca de 100 km da capital Havana, Varadero  é um balneário de cerca de 2.000 habitantes com uma praia com toda a beleza que constitue a fama das praias do Caribe. Areias brancas, águas calmas e transparentes, com colorido variando do verde ao azul, Varadero tem ao longo de sua costa cerca de 52 hotéis de alto padrão incluindo vários resorts com o regime "all included". 


II - As belezas naturais de Varadero


A  praia de águas claras e calmas torna Varadero um lugar ideal para a prática de esportes náuticos. Varadero conta com várias opções partindo de  pedalinho, caiaque, catamarã, wind surf, mergulho com snorkel, até mergulho com tanques de oxigênio. A maioria dos esportes estão disponíveis na praia em frente dos hotéis, sendo que alguns deles já estão incluído na diária.

Pedalinhos e Caiaques na praia de Vardero

    
Com um pôr do sol maravilhoso, a grande atração de Varadero em todos os aspectos é a sua praia. Com um sol de fevereiro com temperatura agradável, temos tempo bom até o alto verão de julho. O programa básico, como não poderia deizar de ser,  é deitar na praia, apreciar as suas belezas e desfrutar de um "mojito" e um pouco da salsa cubana.

Pôr do Sol em Varadero

Pelicanos
Sem incomodar ninguém os pelicanos fazem um espetáculo a parte com o seus vôos em busca de peixes. Com convivência pacífica, podemos até dizer que eles já estão "domesticados", tal o seu grau de intimidade com o pessoal local.

Catamarã / Caiaque / Wind-surf

Nas águas transparentes de Varadero, não se pode deixar de fazer um passeio de catamarã, na costa em frente dos hotéis, ou até um pequeno deslocamento para mergulho com snorkel para ver os peixes e corais da região.



Outras opções como pedalinho, caiaque e wind-surf estão disponveis em frente do hotéis.






III - A vila de Varadero


Como dissemos anteriormente, Varadero é um pequeno povoado de cerca de 2.000 habitantes. Com um pequeno comércio local onde se encontram restaurantes, artesanatos e mercadinhos, a vida de Varadero gira em torno do turismo. Alguns hotéis no início da ilha, com um preço mais acessível, tem as suas refeições opcionais, abrindo espaço para um pequeno comércio na ilha. No final da orla estão localizados os resorts mais sofisticados com o regime  " all inclusive".



Início do povoado de Varadero


IV - Os Hotéis em Varadero


Com cerca de 52 hotéis na sua orla Varadero tem hospedagem para todos os gostos. As cadeias espanholas Iberostar e Melia tem vários hotéis em variados padrões. Para um melhor conhecimento consulte o site do Tripadvisor no link abaixo:
 http://www.tripadvisor.co.uk/Hotels-g147275-Varadero_Matanzas_Province_Cuba-Hotels.html

As fotos abaixo são do Paradisus Varadero Resort


V - Dicas de Viagem


a) Quando ir

Todo o período de janeiro a agosto é bem indicado. Em janeiro e fevereiro são os meses mais agradáveis e em julho é o mês de verão pelno. Entre outubro e dezembro é a temporada de furacões, tufões e tornados e não é recomendável. 

b) Como ir

Partindo do Brasil, a maneira mais recomendável é pegar um vôo para Havana, fazer uma parada de dois a três dias para conhecer a capital e então pegar um carro ou ônibus para ir para Varadero. A Copaairlines faz voos para Havana com escala no Panamá. O vôo tem a duração aproximada de 10 horas. De Havana para Varadero,  um táxi exclusivo tem  o custo aproximado de US$ 100,00 e o trajeto toma cerca de duas horas.

O site da Copa é www.copaair.com


c) Onde ficar 

Como tem muitas opções de hotel o ideal é escolhe de acordo com as facilidades e orçamento. Consultar o site do tripadvisor:
 http://www.tripadvisor.co.uk/Hotels-g147275-Varadero_Matanzas_Province_Cuba-Hotels.html


d) O que fazer

O programa de Varadero é curtir praia, pegar um sol e tomar mojitos. Ideal para descansar, fazer esportes nauticos e conhecer uma das praias do caribe.


VI - Referências

- Notas de Viagem
- Tripadvisor:
 http://www.tripadvisor.co.uk/Tourism-g147275-Varadero_Matanzas_Province_Cuba-Vacations.html

3 comentários:

  1. Não encontrei o custo da diária dos hotéis em Varadero. Pode Ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente os sites de reserva de hotéis americanos, vários europeus bem como o tripadvisor não providenciam reservas para hotéis em cuba. Nesse caso específico de Varadero a melhor opção é fazer contato direto com as cadeias de hotéis. No caso de Varadero as maiores são IberoStar e Melia. Informações podem ser obtidas no site www.iberostar.com e www.melia.com. Essas duas redes possuem vários hotéis.

      Outra opção é o site www.centraldereservas.com. Fiz uma reserva com eles para Havana.

      Como existe uma grande variedade de hotéis e preços, aconselho ver os cometários no tripadvisor em http://www.tripadvisor.com.br/Hotels-g147275-Varadero_Matanzas_Province_Cuba-Hotels.html ver os preços com as redes de hoteis. Os hotéis fora do iberostar e melia ver com www.centraldereservas.com

      Espero ter ajudado.

      Excluir