Páginas

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Parque Nacional de Banff, Canadá - Um dos lugares mais bonitos do mundo

I - Parque Nacional de Banff - Beleza a perder de vista.


parque nacional de Banff, Canadá
Parque Nacional de Banff, foto historiacomgosto


O Parque Nacional de Banff, no Canadá, é considerado um dos lugares mais bonitos do mundo. Ele é constituído de parques com montanhas, lagos, pinheiros, animais silvestres e uma preservação exemplar. O parque constiuido por uma área de 6.641 km2 tem uma das estradas mais belas do planeta. A Icefields parkway. 
´
É um parque tanto para quem gosta de esquiar e o visita no inverno, como para quem gosta de trilhas, canoagem, ou apenas acampar e passear pelas belas áreas. No segundo caso, a visita é no verão.


II - As famosas Rock Mountains


As montanhas rochosas são uma fantástica formação que se estende do México ao Canadá.  A sua formação se iniciou a cerca de 150 milhões de anos atrás, quando a placa tectônica do pacífico se moveu para o leste, juntando-se a rocha derretida da placa norte americana e formou a cordilheira ocidental. Durante várias glaciações ao longo de milhões de anos, a cordilheira foi sofrendo erosão e os sedimentos foram se acumulando na costa leste da cordilheira. Mais recentemente, há cerca de 50 milhões de anos, a placa do pacífico continuou a se mover forçando a cordilheira para leste, comprimindo as rochas sedimentares e levando-as a formar então as Montanhas Rochosas. (Guia Visual Folha).




foto dos campos, estradas e lagos no parque foto de lago com montanhas ao fundo


foto de pinheiros com montanha ao fundo

Os quatro parques das Montanhas Rochosas: Nas montanhas rochosas encontram-se quatro parques, Banff, Yoho, Jasper e Kootenay. O mais famosos deles é o de Banff, mas todos ficam razoavelmente perto e a escolha de como explorá-los depende muito do tempo disponível. Para um período de quatro a cinco dias aconselhamos concentrar os passeios na região de Banff que é a mais visitada. Em 1984, os quatro parques foram declarados patrimônios culturais da humanidade pela UNESCO


Mapa resumido da região mostrando o trecho de Banff a Jasper
Mapa resumido da região encontrado em Explorerockies.com
De Banff até Jasper a distância é de 291 Km. Para ver mais detalhes da estrada e das atrações da região você pode ter acesso ao seguinte link:

https://www.canadianrockies.net/wp-content/uploads/2009/02/banff-national-park.pdf


III - A chegada em Calgary


foto da cidade de CalgaryA chegada nas montanhas rochosas pode ser feita por várias maneiras. Uma delas é  tomar um Trem a partir de Montreal / Toronto. A opção mais prática é tomar o Avião para Vancouver, Edmonton ou Calgary. Calgary é o ponto mais perto para se iniciar o passeio por Banff. Os vôos vindo de NYC ou Toronto tem a seguinte duração:
- De Toronto para Calgary os voos levam cerca de 04 horas .

- De NYC para Calgary a distancia é de 3259 km. Os vôos normalmente incluem uma parada e demoram em torno de 07 horas. Em ambos os casos a passagem custa cerca de US$ 200,00.


Calgary já foi sede de Olimpiada de Inverno e portanto é uma região muito tradicional para a prática de ski. Além disso, hoje em dia é uma cidade industrial impulsionada pela industria de petróleo. 

Calgary tem bons hotéis e são relativamente baratos. A nossa recomendação é  chegar cedo, alugar um carro no aeroporto e ir direto para Banff. A distância é de cerca de 120 km levando cerca de 1,5 h.

IV - A sede de Banff


O parque nacional de Banff cobre uma área de 6.641 km2 e tem algumas das mais belas paisagens do Canadá. As montanhas rochosas canadenses, que estão distribuidas ao longo do parque, são locais de habitação de várias formas de vida selvagem e também de glaciares, lagos e rios. Banff foi o primeiro parque nacional do Canadá e foi fundado em 1885.  

A vila de Banff  conta com apenas 4 Km2 e sua população em 2007 era de 8.721 pessoas

Férias em Banff

Um grande número de famílias canadenses costuma pegar um Motorhome e passar as férias em Banff explorando as várias opções de lagos e caminhadas.

Para quem não vai de Motorhome, Banff tem excelentes opções de hotel na sua vila. Extremamente charmosa e com restaurantes maravilhosos é um lugar perfeito para se esquecer das pressões da vida diária.



rua do centro da charmosa vila de Banff com as montanhas ao fundo
centro da Vila - www.independentbanff.com
















Hotéis:

Uma ótima opção na Vila de Banff é o Caribou Lodgge Hotel. Sem ser luxuoso, é bem confortável, e por ser costruído em madeira tem todo o charme da região. 

foto do Caribou Lodge Hotel no centro da vila de Banff
Caribou Lodge Hotel


















Banff Spring Hotel

Não deixe de visitar o Banff Spring Hotel. É o cartão postal da cidade. No inverno, ele está coberto de neve e no verão e primavera, seus jardins maravilhosos estão cheios de flores.
foto aérea do cinematográfico Banf Spring Hotel
Banfspringshotel.net





















Gondolas de Banff e Montanha Sulfurosa


O primeiro passeio da região é a visita à Montanha Sulfurosa. As gondolas de Banff transportam os visitantes para uma altura de 2.281 m acima do nivel do mar em cerca de 08 minutos.  Chegando ao topo,  temos uma visão aberta de 360 graus para todo o cenário das montanhas rochosas. Na cúpula, três terraços de observação oferecem visões incríveis das montanhas, lagos e trilhas.



foto de gôndolas / teleférico nas montanhas sulfurosas, essa com vista para o vale azulado com o céu  e as montanhas foto do teleférico da montanha sulfurosa com vista pra a vegetação de pinheiros



Lagos nos arredores de Banff


- Lake Louise

Formado há cerca de 10.000 anos, no final do último período de glaciação, o Lake Louise tem águas de uma cor azul bem acentuada. Essa cor provém do déposito de sedimentos glaciais, conhecidos como pó de rocha, que ficam suspensos logo abaixo da superfície. 

foto do lake louise com suas águas verde esmeralda


Além de sua beleza natural, o Lake Louise também é conhecido  pelo imponente hotel "Chateau Lake Louise" que está localizado em uma de suas margens. Tomar um chá ou sorvete na sua cafeteria é um programa imperdível no final de tarde.

- Peyto Lake

Um pouco mais adiante de Lake Louise está o mirante de Peyto Lake. Após cerca de 15 min da caminhada nos deparamos com a bela vista das águas azuis do Peyto Lake. 


foto do Peyto Lake do alto da montanha vendo o lago esverdeado abaixo
Peyto lake, foto historiacomgosto

É visível também a diminuição da área ocupada pelas águas ano após ano. Como o lago é formado pelo degelo das águas das montanhas vê-se claramente o efeito do aquecimento.

- Moraine Lake

Menos famoso que o Lake Louise, mas nem por isso menos bonito, o Lago Moraine tem características semelhantes. Existem muitas trilhas saindo do lago e nas suas margens pode-se encontrar alojamento e canoas para alugar. A canoagem aqui é um dos pontos altos do passeio. 


foto do Lago Morraine com pessoas na borda foto do Lago Morraine mostrando apenas a água de cor  esmeralda

foto do Lago Morraine tirada de dentro do kaique mostrando a água esverdeada e as montanhas ao fundo
Morraine lake, foto historiacomgosto


V - As estradas dentro do parque


No parque de Banff, estando parado ou se locomovendo de um lago a outro, é difícil decidir qual paisagem é mais bonita. Sempre margeando lagos e com visões das montanhas rochosas o cenário é sempre magnifico.


foto da estrada no verão com os pinheiros esverdeados foto da estrada com pinheiroe e as montanhas rochosas ao fundo

foto da icefield parkway com pinheiros do lado, um lago esmeralda na frente e as montanhas rochosas ao fundo
Icefields Parkway, foto historiacomgosto


A Icefields Parkway que atravessa o parque e faz a ligação com o parque de Jasper é em si uma própria atração. Ela foi construída na década de 1930, durante o período da depressão econômica, como forma de gerar empregos. Ela foi projetada como uma estrada voltada para a apreciação da natureza e foi um pouco expandida para o traçado atual em 1960.


VI - A opção de Jasper


Jasper é o maior dos quatro parques da região, com 10.878 Km2,  e também o que tem o relevo mais acidentado.

O caminho de Banff  para Jasper, é pela "Icefields parkway" que como o nome antecipa, praticamente congela no inverno. Entretanto, ao mesmo tempo que se torna um pouco perigosa, ela  é também considerada uma das estradas mais belas  do mundo. Jasper é uma das maiores estação de esqui do canadá e como tal bastante frequentada no inverno.

 A Columbia icefield que se estende entre os parques de Banff e Jasper forma a maior área coberta por gelo das montanhas Rochosas com cerca de 325 km2 de extensão. 

 No verão, ao contrário da região de Banff,  a estrada e a cidade de Jasper não tem o mesmo charme, mas para quem quer ter uma aventura completa, custa pouco dar essa esticada.

Mapa da estação de esqui de Jasper


mapa com as pistas de esqui das montanhas de Jasper
Jasper no inverno - www.skiingjasper.com

estação de teleférico no alto da ontanha de Jasper
Mesmo sem neve, no verão, quem for a Jasper deve fazer o passeio de gondola até o topo da montanha para se ter uma visão de toda a área. Você pode também ter a sensação de estar chegando perto do Alaska. Afinal de contas são apenas mais 3.000 km para a região mais gelada do planeta com poucos lugares habitados nessa região.





No caminho entre Banff  e Jasper você ainda tem as seguintes atrações:

Geleira de Columbia Icefields


A geleira de Columbia Icefields  localiza-se na fronteira dos parques de Banff e Jasper. Ela é uma das maióres acumulações de gelo e neve ao sul do Círculo Àrtico e abrange uma área aproximada de 325 Km2 e chegando a profundidades que variam de 300 a 360 metros. O acúmulo contínuo de neve alimenta oito geleiras incluindo a de Athabasca que é visível da estrada Icefield Parkway. Passeios em transportes especiais (Icefield Explorer) são disponíveis e com durações variáveis. Mais detalhes podem ser obtidos diretamente 
Aqui01

foto dos ônibus que fazem a visitação para as geleiras no caminho de Jasper a Banff


Athasbaska Falls


                          Queda de água em correderia no Athasbaska falls


VII - Vida Animal nos parques



foto de alces andando pelos parques de Jasper


Não é somente "propaganda". No parque existem ursos, alces, veados e outros bichos soltos vivendo em seu habitat natural. Portanto, não é recomendável andar sozinho por lugares mais desertos,  pois podemos cruzar com esses animais. Quando estamos dirigindo carro ou motorhome, podemos ver os animais cruzando a pista em algum local das estradas. Com cuidado é um atrativo adicional.



VIII - Referências:


Canadá: Guia Visual da Folha de São Paulo
Orgão Oficial de Turismo em Banff -  https://www.banfflakelouise.com/
Página de Turismo do Canadá
Mapas da Regiãohttps://www.canadianrockies.net/wp-content/uploads/2009/02/banff-national-park.pdf
Google Maps
Reserva de Hotéis - https://www.booking.com
Dicas independentes de Banff - https://www.tripadvisor.com.br/Tourism-g154911-Banff_Banff_National_Park_Alberta-Vacations.html