sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Casa de Maria em Éfeso / Turquia

I - A Virgem Maria e São João Evangelista em Éfeso


São João Evangelista teve um papel de destaque na história da religião cristã. Primeiro por ter sido um dos principais pregadores do Evangelho de Jesus Cristo através dos escritos "Evangelho de João", "Cartas de João", e o "livro do Apocalipse". Além disso, foi a João que Jesus entregou os cuidados com a sua Mãe, Nossa Senhora, quando ao ser crucificado recomendou conforme Jo, capítulo 19, versículos 26 e 27.

"Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse a sua mãe: Mulher eis aí o teu filho." Depois disse ao discípulo: "Eis aí tua mãe." E desta hora em diante o discípulo a levou para a sua casa.

Hans Brgkmair, 1519, Pinakhotec, Munich
São João Evangelista passou uma grande parte da sua vida em Éfeso, dando continuidade as pregações que Paulo fizera. Dali, ele passou a orientar as igrejas que iam se formando naquela região da atual Turquia e que era conhecida como Ásia Menor. Para fugir das perseguições, São João passou uma temporada na ilha de Patmos, perto de Éfeso. Foi lá  que ele teve as visões que deram a origem a escrita do livro do Apocalipse. Nesse livro São João envia, conforme orientado por Jesus em suas visões, as recomendações às sete Igrejas da região. Elas são: Éfeso, Esmirna, Pergamo, Tiátira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. Essas sete igrejas, ficam todas a uma distância em torno de 60 a 100 Km de Éfeso, que era, a cidade principal e a maior da região.

É portanto para a cidade de Éfeso que São João, em torno de 37 d.c., leva a Virgem Maria  para morar.  A habitação era uma pequena casa de pedra no alto de uma colina.

Veja a localização de Éfesos, colada ao Mar Egeu, praticamente de frente para a Grécia e acima da região Palestina. Sob o domínio romano, Éfeso era o porto mais importante do Egeu

casa de maria em efesos

II - Casa de Maria


A casa de Maria situada no alto de uma colina a 8 km de Éfeso

casa de maria em efesos
Vista do vale de éfeso
casa de maria em efesos
Placa indicando "Casa de Maria"

casa de maria em efesos
A Casa de Maria

pedidos dos devotos
Imagem da Virgem Maria


II.1 As visões de Anna Katharina Emmerich


 A história moderna de Meryem Ana começa na primeira metade do século XIX em Dulmen, Westphalia. Uma camponesa local, Anna Katharina Emmerich (1774 - 1824), sofria de uma doença incurável que a havia deixado de cama por 12 anos. Durante esse tempo ela teve o conforto de receber visões da vida de Jesus e Maria. Essas visões foram extraordinariamente detalhadas com fatos, lugares e pessoas que ela não podia ter conhecimento de outra forma. Essas visões despertaram curiosidade não somente do povo local mas também de intelectuais, dentre os quais o poeta alemão Clemens Bretano, que se mudou para Dulmem em 1818 com a finalidade de documentar todas as visões e descrições de Anna. 

Após a morte de Anna, ele decidiu tornar publico o que ele tinha montado. Em 1835 ele publicou um volume chamado "A dolorosa paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo".  Depois de sua morte em 1842, um outro volume chamado "A Vida da Virgem Maria de acordo com as visões de Anna Katharina foi publicado".  No penúltimo capítulo nós encontramos:

"Depois da Ascensão de Nosso Senhor, Maria viveu por três anos no Monte Sion, por três anos em Betânia, e por nove anos em Éfesos,  para onde João a havia levado. Maria não viveu em Èfesos propriamente, mas em uma área de campo próximo. ..." . Relata ainda que a casa de Maria ficava no alto de  uma colina do lado esquerdo da estrada para Jerusalém e que João havia construído a casa antes de levar a virgem Maria para lá. Várias famílias cristãs já moravam na região, para onde haviam fugido da perseguição aos cristãos. A maior parte das habitações eram escavadas nas rochas. A casa de Maria, era a única feita de pedra. Relatava que de um lado da casa podia ser visto Èfeso e do outro o mar, mais próximo da casa do que de Éfeso.  Vários outros detalhes de localização fazem parte do relato. 

II.2 - A descoberta da Casa


No meio de novembro de 1890 , o livro de Anna Katharina chegou às mãos de algumas freiras que viviam em Izmir (cidade próxima a Éfeso). As irmãs apesar de incredulas começaram a ler o livro e se surpreenderam com a simplicidade e doçura da descrição do livro em geral, e com a riqueza de detalhes da localização da casa de Maria em Èfeso.  As irmãs pediram aos Padres Lazaristas que ensinavam em uma escola para verificar a veracidade dos escritos. Os padres partiram a pé na direção da colina e após estarem   exaustos encontraram mulheres caponesas a quem pediram água. As camponesas responderam que não tinham água mas que eles encontrariam uma fonte no "mosteiro". A surpresa deles não teve limite quando ao se aproximarem do local indicado, eles encontraram, escondido sob grandes árvores, as ruínas de uma pequena casa ou capela. Verificaram os detalhes de sua localização em relação a Éfeso e ao mar e tudo combinava. Ficaram mais dois dias no local checando todos os dados e então retornaram. 

Duas outras expedições foram enviadas ao local, sendo que a terceira permaneceu no local cerca de uma semana. Finalmente em Dezembro de 1892 o Arcebispo de Izmir visitou pessoalmente o local e reconhecendo  que haviam inegáveis similaridades entre as descrições da Anna Katharina e o local encontrado colocou essas constatações em um relatório oficial da diocese local.



III - A cidade antiga de Éfeso




Efesos
Anfiteatro
Efesos
Rua principal com piso de mármore

Efesos
Biblioteca de Celsus


IV - Igreja de São João


É também na área de Éfeso que temos as ruínas da Igreja de São João e o seu túmulo.

tumulo de sao joao evangelista


igreja sao joao evangelista
Vista Geral das ruinas da Antiga Igreja

tumulo de sao joao evangelista
Inscrição no Túmulo de São João















V - A Casa de Maria se torna Igreja


(As informações e imagens abaixo são do Blog Breviário - rezairezairezai.blogspot.com)

A Igreja declarou a casa da Virgem Maria local sagrado e dedicado a peregrinações. Lá estiveram três papas: Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI.

casa de maria
A casa foi oficialmente declarada Igreja Católica Romana em 1896 e desde então tornou-se local de peregrinação de cristãos e muçulmanos, além de peregrinos de vários outros cultos. Os mulçumanos cultuam a Virgem Maria como a Mãe de um grande profeta. Entretanto, eles somente rezam no exterior da casa, pois dentro dela estão imagens da Virgem, o que não é permitido na religião deles.


VI - Como chegar


Existem várias maneiras de se visitar a cidade de Éfeso. Para quem está baseado em Istambul, é possível ir e voltar no mesmo dia. Deve se tomar um vôo até a cidade de Ismirna. O tempo de vôo é cerca de uma hora. Os voos são frequentes podendo pegar no inicio da manhã e voltar ao anoitecer. Comprando da Atlas jet eles fornecem transporte de Ismirna até Seljuk, o qual leva cerca de 1 hora de ônibus.

Chegando em Sejuk existem os tranportes que fazem os passeios até a colina, para ver a casa de Maria e, depois trazem de volta para a entrada da antiga cidade de Éfeso. Eles normalmente ficam na entrada na parte de baixo de Éfesos.

 A ida de Ismirna para Selçuk é bem fácil mas deve-se ter cuidado na volta. Aconselho ir com os transportes providenciados por alguma empresa de turismo pois a volta de Selçuk para o Aeroporto é bem complicada.  

VII - Referências


- The House of Virgin Mary - Vincent Noel Blase Micaleff
- Blog Breviário - rezairezairezai.blogspot.com
- Notas de Viagem - HistoriacomGosto


9 comentários:

  1. Olá,Paulo.
    Muito bom o seu blog. Continue escrevendo conteúdos tão bons quanto esse. Espero receber mais informações.
    Abraços,
    João Guilherme Salve

    ResponderExcluir
  2. Oi, Paulo
    Eu estive em Efeso e em Patmos no ano passado. Foi muito bom ver a historia "ao vivo". E eu que nem sabia que existia a casa onde Nossa Senhora viveu...santa ignorancia!
    Parabens pelo blog!
    Fernanda Lopes

    ResponderExcluir
  3. Quero muito visitar a casa da Virgem Maria, é um lugar muito especial. Foi lá que Maria viveu, morreu, ressuscitou e foi elevada ao céu. Gostava era também de saber onde fica o lugar onde ela morreu e o seu túmulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria foi levada ao céu de corpo e alma.
      Ate hoje nem um estoriador encontrou um túmulo
      ..que prove ser de Maria.
      Prova de que l evada ao céu.

      Excluir
  4. Não existe um túmulo da Virgem Maria pois ela foi assunta de corpo e alma à glória celeste. Quanto ao local onde aconteceu seus últimos dias, sua morte e assunção aos ceús, não existe um conhecimento e consenso definitivo. No site da Canção Nova podemos obter o seguinte:


    A Santa Igreja ensina que a Virgem Maria, “preservada imune de toda a mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrena, foi assunta de corpo e alma à glória celeste. E para que mais plenamente estivesse conforme seu Filho, Senhor dos senhores1 e vencedor do pecado e da morte, foi exaltada pelo Senhor como Rainha do Universo”2. O dogma da Assunção significa que a Santíssima Virgem foi assumida por Deus no Reino dos Céus, que ela foi glorificada de corpo e alma na Jerusalém celeste. Depois de sua vida terrena, a Mãe do Senhor encontra-se antecipadamente no estado escatológico dos justos na ressurreição final.

    ResponderExcluir
  5. Minha cidade chama_se Natividade fica no interior do estado do RJ, é E única cidade do mundo onde existe uma réplica da casa de Nossa Senhora em Éfeso. Caso deseje saber o motivo procure: Sítio dos Milagres. Aqui em nossa cidade houve um médico de bom coração a quem Nossa Senhora, apareceu por 3 vezes. Ele em agradecimento viajou a Éfeso, e reproduziu a casa dela, e vendo as fotos acima, vejo que é igual. Somos abençoados. Isso tudo elevou nossa paróquia a Santuário. E dia 12/07 todo ano, fazemos uma festa linda pra comemorar.

    ResponderExcluir
  6. Minha cidade chama_se Natividade fica no interior do estado do RJ, é E única cidade do mundo onde existe uma réplica da casa de Nossa Senhora em Éfeso. Caso deseje saber o motivo procure: Sítio dos Milagres. Aqui em nossa cidade houve um médico de bom coração a quem Nossa Senhora, apareceu por 3 vezes. Ele em agradecimento viajou a Éfeso, e reproduziu a casa dela, e vendo as fotos acima, vejo que é igual. Somos abençoados. Isso tudo elevou nossa paróquia a Santuário. E dia 12/07 todo ano, fazemos uma festa linda pra comemorar.

    ResponderExcluir
  7. Lá respira-se paz e tranquilidade.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o conteúdo....lindo o lugar....amo a Virgem Maria

    ResponderExcluir